Dia Europeu da Creatividade Europea

News & Events

Dia Europeu da Creatividade Europea

2013-02-18

O projeto Creart langou a celebragáo anual do Dia Europeu da Criatividade Artística
http://europeandayofartisticcreativity.eu/, que terá lugar sempre no dia 21 de margo, em todas as cidades sob a "Rede de Cidades para a criagáo artística" e ñas cidades e instituigóes de toda a Europa que queiram juntar-se a esta iniciativa.
"Como membros do projeto Creart, estamos cientes da importancia da promoqao da criatividade como um dos elementos básicos do desenvolvimento individual e da criagáo de urna identidade europeia. O nosso objetivo é celebrar um dia por ano, e a nivel europeu, a criatividade artística em toda a Europa, com atividades abertas em museus, instituigóes culturáis públicas e privadas, centros de artes visuais, escolas de arte, galerías, escolas, etc
Gostaríamos aínda de testemunhara interagáo entre artistas e o público nestes centros e cidades, comunicando através da linguagem da arte e da criatividade. O Dia Europeu da Criatividade Artística também se tornará o trampolim para ideias novas, origináis e necessárias, dirigidas ao público em geral, profissionais e instituigóes".
Atividades sugeridas
Ao aceder a http://www.europeandayofartisticcreativity.eu/activities/ irá encontrar urna longa lista de atividades e poderá escolher qual/quais gostaria de realizar e a forma de as realizar durante o "Dia Europeu da Criatividade Artística", dia 21 de margo, ñas cidades que participam da Rede Creart.

Cada cidade/instituigáo terá a oportunidade de escolher quais as atividades que se apropriam melhor ao seu contexto e poderáo ser adaptadas as suas necessidades específicas, de acordó com a natureza da organizagáo: museus, teatros, conservatorios, escolas de arte, pragas, rúas, centros educacionais, espagos de exposigóes, etc. As atividades apresentadas sao apenas propostas abertas e que podem ser usadas como motor para criar novos tipos de atividades.
O propósito desta nova e original iniciativa, é promover um ampio conceito de criatividade, demonstrando que esta pode ser encontrada em áreas táo diferentes como as visuais, audiovisuais ou artes corporais, bem como na inovagáo tecnológica ou até na lideranga social. Um dos principáis objetivos que este evento tenta perseguir é provar que a criatividade é urna atitude, urna habilidade presente no ser humano, que pode ser implantada, estimulada e enriquecida através de urna enorme variedade de estrategias.
Envie-nos sugestóes de atividades para serem desenvolvidas durante o Dia Europeu da Criatividade Artística
A 21 de margo, será comemorado o Dia Europeu da Criatividade Artística e gostaríamos de reunir todas as ideias de atividades que poderiam ser desenvolvidas nesse dia. Usando o formulario abaixo http://www.europeandayofartisticcreativity.eu/send-your-idea/ terá a oportunidade de contribuir para este evento enviando suas ideias e propostas para as atividades, que podem ser organizados por cidades Creart ou por outras cidades e instituigóes que iráo aderir á nossa iniciativa.
Junte-se a nos! Publique as suas atividades!
Depois de ter decidido quais as atividades que irá realizar na sua cidade/ instituigáo, por favor preencha on-line e envié o formulario de inscrigáo em http://www.europeandayofartisticcreativity.eu/join-us/ com os detalhes da atividade para serem incluidas no programa geral.

Attached information: